início - locais turísticos - gastronomia - o futuro do lugar - contato - links

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO QUILOMBO

A Associação do Quilombo, como é conhecida, foi fundada em 2001 com o propósito de servir à comunidade local na busca de melhorias das suas condições de vida. Tem sido protagonista nas manifestações das necessidades e na defesa dos interesses locais.

Seus associados acreditam e lutam por um tipo de desenvolvimento local que preserve o ambiente natural e as vocações da comunidade, integrado com Lomba Grande e o Vale do Sinos, contexto regional no qual está inserida.

A Associação do Quilombo, com a colaboração do Grupo Arco-Íris de Mulheres e da Emater, tem mantido um informativo para comunicação dos participantes e simpatizantes que já está no seu quinto ano, com edição mensal e tiragem de 100 exemplares. Sua formatação é despretensiosa e incentiva a participação dos próprios moradores na sugestão de matérias, dicas e receitas. O Jornal do Quilombo adotou o seguinte slogan: "Aqui a vaca muge e o touro berra, nem que a porca torça o rabo!" como uma forma de dizer que o informativo é um espaço para as vozes da comunidade, para tornar públicas as suas opiniões e necessidades. Apesar de se tratar de apenas uma folha em formato A4, tem sido importante instrumento de socialização de idéias, notícias e avisos comunitários.

Nas reuniões da Associação são discutidos temas de interesse da população como segurança pública, saúde, desenvolvimento local e diversos projetos para a localidade. Atualmente a Associação apóia o projeto de chás do Grupo Arco-Íris e o Projeto Quilombo Ecológico.

PROJETOS DA ASSOCIAÇÃO:

- Plantio da Palmeira Real
veja como foi nosso primeiro encontro sobre essa temática

- Participação no Projeto SOS Palmiteiro
Reintrodução da Palmeira Juçara, nativa da Mata Atlântica,
ameaçada de extinção.

- Produção adubo orgânico para recuperação de solos, a partir da trituração de podas de árvores retiradas sob a rede elétrica

- Apoio ao projeto Plantas Vivas, Relógio do Corpo Humano do Grupo de Mulheres Arco- Íris.

A Associação do Quilombo também foi protagonista na discussão do projeto de Plano Diretor Urbanístico e Ambiental de Novo Hamburgo, que iniciou em final de 2003 e desencadeou o processo de discussão sobre o desenvolvimento que se quer para Lomba Grande.

 

Túnel verde na Estrada Alvino Alberto Jungbluth, próximo à escola Conde d'Eu,
na localidade do Quilombo,
em Lomba Grande.

 
Lomba Grande busca no Desenvolvimento Rural Sustentável a harmonia com o meio ambiente.