início - locais turísticos - gastronomia colonial - o futuro do lugar - associação do quilombo - contato - links

PROGRAMA DE TURISMO RURAL EM LOMBA GRANDE

A última etapa do Programa, a Consolidação, prevista para os dias 24 e 25/10/2008, foi adiada para data a ser confirmada com o instrutor do SENAR. A divulgação da data sairá nos próximos dias. Outras informações podem ser obtidas pelo fone 99893911, com o Carlos.

O grupo conseguiu persistir comprometido com a proposta do Programa e com a construção de alternativas coletivas, envolvendo os vários segmentos relacionados ao Turismo Rural em Lomba Grande.

Além de trazer informações, conhecimentos, as atividades proporcionaram aos participantes a troca de experiências, a possibilidade de olhar para o empreendimento do vizinho e perceber nele um parceiro e não um concorrente.

O Programa nos fez o olhar para Lomba Grande como um local com serviços e potenciais turísticos diversificados e nos enxergamos nesse conjunto, refletindo sobre o nosso papel em contribuir para a melhoria do todo. Se Lomba Grande melhora o seu serviço turístico, todos melhoramos e seremos beneficiados!

Outras Informações:

A busca pelo Programa de Turismo Rural junto ao SENAR-RS faz parte das iniciativas da Associação dos Moradores do Quilombo por alternativas de desenvolvimento sustentável. A Associação conseguiu o apoio do Sindicato Rural de São Leopoldo e da Secretaria de Agricultura de Novo Hamburgo (SEMAG) para a viabilização do Programa que já foi iniciado e deverá estar concluído até agosto de 2008. Os participantes são empreendedores, produtores rurais e integrantes da SEMAG.

Os últimos três cursos são da área de gastronomia e em agosto ocorre o último curso desse módulo: O SERVIÇO DE RESTAURANTES RURAIS, de 11 a 13/08/2008, das 8h30min às 17h30min. Informações com Carlos, fone 99893911 ou pelo e-mail carlos.gutbier@gmail.com

O Programa encerra com uma atividade ou evento de consolidação das ações desenvolvidas a se realizar no segundo semestre de 2008. O grupo já está de parabéns por ter chegado até esta etapa e está prestes a concluir o programa com êxito! Os frutos desse esforço, temos certeza, poderão ser colhidos em breve! Aliás, a relação entre os diversos empreendedores já tem frutificado e está rendendo trocas de informações, indicações de clientes e outras parcerias.


Prática de Acolhida no Meio Rural, com a professora Aline, após montagem do museu local.


Módulo de Roteiros, Trilhas e Caminhadas Ecológicas realizado em abril/2008.


Curso Organizando e Comandando a Cozinha Rural, realizado em maio/2008.

Módulo de Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócio, com o professor Maurício.

Maurício doou uma muda de araucária para o Recanto. Hoje ela está plantada, em crescimento, e leva o seu nome como homenagem.

 
Lomba Grande busca no Desenvolvimento Rural Sustentável a harmonia com o meio ambiente.