início - locais turísticos - gastronomia - o futuro do lugar - associação do quilombo - contato - links

COMITÊ PRÓ LOMBA

Amanhã, 25/07/2009 às 19h30min, tem reunião geral do Comitê na sala de reuniões da SDR. Todos estão convidados a participar!


JUNHO/2009
Resumo das atividades da Comissão de Cultura em Junho

Reunião de 08/06/2009 – Primeira reunião da Comissão de Cultura na Comunidade Católica de LG. Para esta primeira reunião, foram convidados as entidades, comunidades e grupos que promovem eventos e artes em nosso bairro. Nesta noite foi discutido o funcionamento do Calendário de Eventos de 2009, que foi realizado por todas as entidades, em dezembro de 2008 na AMOLOMBA, e qu já está desatualizado, além de pouco divulgado. Ficou acertado que essa comissão irá revisar e confirmar com cada responsável pela promoção dos eventos, a sua realização ou não, bem como encontrar uma forma mais ampla e detalhada de divulgação. Também ficou acordado uma participação maior de todas as entidades na divulgação coletiva dos eventos e futuras parcerias.

Reunião de 18/06/2009 - Foi feita a revisão dos eventos que acontecerão no mês de Julho, e ficou decidido que será ampliado as informações dos mesmos e será colocado no site, pela Suzi, bem como será impresso em folhas simples para maior distribuição em vários locais, inclusive nas Comunidades do interior. Também ficou sob a responsabilidade da Sra. Verenice, o convite a todos os artistas locais para participarem da Comissão e estarem presentes na próxima reunião que será no dia 02/07/2009, com início as 20 horas, no Centro de Eventos da Comunidade Evangélica.

 

Resumo das atividades da Comissão de Lazer / Turismo em Junho/2009

Reunião de 25/05/2009 - Debate principal:
Quais os motivos que nos impedem de transformar Lomba Grande na Capital do Lazer Rural ???

Reunião de 01/06/2009: Definições:
1. inventariar empreendimentos de turismo (atrativos);
2 .transformar empreendimentos (atrativos) em produtos através de projetos;

Reunião de 08/06/2009 - Desenvolvimento:
Definição de alguns produtos (PROJETOS) com base em alguns atrativos.

Reunião de 15/06/2009 - Desenvolvimento:
D iscussão de como dar sequência na definição dos Projetos

Reunião de 22/06/2009 - Desenvolvimento:
Revisão geral dos debates e preparação para reunião do dia 25/06.


MAIO/2009:
Etapa de mobilização e sensibilização

Foram chamados os quatro principais segmentos de empreendedores de Lomba Grande (TURISMO, CULTURA, AGRICULTURA e COMÉRCIO E SERVIÇOS) a se organizarem para discutir ações coletivas para Lomba. Lideranças de cada segmento puxaram essa mobilização inicial.

Em reunião realizada no dia 04/05, na sede da AMOLOMBA, com a assessoria do Prof. José Renato Soethe, as pessoas mobilizadas decidiram constituir uma comissão para preparar 3 encontros de Planejamento Estratégico que ainda serão monitorados pelo Professor convidado, que prestará o serviço de forma voluntária por agreditar na proposta, no grupo, e no convite de sua amiga M. Suziane Gutbier.

Em reunião de preparação do Planejamento Estratégico para o Comitê Pró Lomba, realizada no EcoParque com os representantes dos quatro segmentos (comércio, turismo, agricultura e cultura) constatamos a necessidade de trabalharmos também o sentimento de equipe dessa "seleção" que está se dispondo a defender o nome e os interesses de Lomba Grande. Já dizia o Felipão que não basta ter craques, é preciso formar uma equipe, um coletivo, uma família! Para isso, foi preparada uma atividade, uma "concentração", nos dias 20 e 21/05, à noite, das 19h30min às 23h com a seguinte pauta:

Etapa inicial do Planejamento Estratégico:
- Diagnóstico (como está Lomba, quais são suas necessidades, potencialidades e limites)
- Construção de uma razão de ser para o grupo (missão/visão)
- Definição dos objetivos gerais de cada Comissão (segmento)
- Encaminhamentos para 2ª etapa: Plano de Ação


Etapa de Planejamento - Primeira parte

Resultado do trabalho dos dias 20 e 21/05:

RAZÃO DE SER do COMITÊ PRÓ LOMBA - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL PARA LOMBA GRANDE NA ÓTICA DO TURISMO:

"Implementar um programa de desenvolvimento local para Lomba Grande na ótica do TURISMO (entendendo-o como o conjunto de atividades culturais, de lazer, agropecuárias e agroindustriais e de comércio e serviços) para a construção de autonomia socioeconômica com qualidade de vida."

OBJETIVOS GERAIS DAS COMISSÕES:

  • Objetivos da Comissão de CULTURA:

    Resgatar a História, as Tradições e o Folclore local para foltalecer nossa identidade lombagrandense e assim fomentar a sua oferta à comunidade e aos turistas em forma de produtos culturais (eventos, artes, entre outros).

  • Objetivos da Comissão de AGRICULTURA:

    (Fortalecer as atividades agropecuárias e agroindustriais contribuindo para a sua preservação como vocação produtiva de Lomba Grande, geradora de trabalho e renda, e a fim de contribuir com a manutenção do aspecto rural também oferecido como diferencial pelo Turismo aqui praticado.) Observação: O grupo está melhorando o debate e a sua redação.

  • Objetivos da Comissão de LAZER (turismo)

    Transformar Lomba Grande na capital do LAZER RURAL.

  • Objetivos da Comissão de COMÉRCIO e SERVIÇOS

    Auxiliar na divulgação do Turismo através da "venda" da imagem de Lomba Grande: dilvulgando atrações locais, eventos, novos investimentos...


Etapa de Planejamento - Segunda parte

Munidos da Razão de Ser e dos Objetivos Gerais criados, cada Comissão deverá debater internamente sugestões para o plano de ação, que serão apresentadas e discutidas no grande grupo na Terceira parte desse início de processo intensivo de planejamento, no dia 25/06, à noite, em local à confirmar.

Os trabalhos devem conter a seguinte estrutura básica:

PROJETOS:
- objetivo específico (deve ser coerente com o objetivo geral da Comissão)
- recursos humanos e financeiros (quem vai fazer e quanto vai custar)
- cronograma (prazos)
- resultados esperados



Lomba Grande, 25 de maio de 2009.

 
Lomba Grande busca no Desenvolvimento Rural Sustentável a harmonia com o meio ambiente.